feed - turma 2 (1).png

sociologia das escolas de samba

Objetivo: Referenciando-se na ampla bibliografia produzida sobre o tema, o curso tem como objetivo refletir sobre os processos de nascimento, estruturação e afirmação das escolas de samba do carnaval carioca. Como instituições populares, de forte vinculação territorial, as agremiações são lócus de estudo privilegiado para se pensar questões políticas, econômicas e sociais nacionais.


Público-alvo: O curso é aberto a sambistas, pesquisadores e interessados em geral. Não há pré-requisitos.


Metodologia: Aulas expositivas dialogadas a partir de uma bibliografia indicada pelo professor. O objetivo é construir nas aulas um espaço democrático de reflexões amplas nos quais os textos sejam apenas pontos iniciais para alimentar os debates.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Feed - Intelectuais Negros do Samba (1).

INTELECTUAIS NEGROS DO SAMBA

O objetivo do curso é a análise de biografias e trajetórias como uma importante forma de evidenciar a ação de atores sambistas e seus projetos, muitas vezes relegados ao apagamento. Em uma perspectiva interdisciplinar que envolve História, Artes, Antropologia, Sociologia e Comunicação Social, e dialogando com autores como Pierre Bourdieu, Norbert Elias, Gilberto Velho, e Carlo Ginzburg, buscamos entender como esse processo se deu a partir de projetos políticos de intelectuais negros na cidade, que cultivavam, a partir de suas obras, uma visão particular de mundo. 

O curso é voltado para todos os públicos e faixas etárias, ou seja, não é necessário nenhum requisito prévio para participação. As aulas serão gravadas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS